segunda-feira, 25 de abril de 2011

Caracteristicas do mercado Infantil: Publico alvo


Público-alvo (Para quem?) e Concorrência:


Mercado é o grupo de consumidores potenciais para determinado produto. O mercado de artigos de moda está direcionado para três grandes públicos: masculino, feminino e infantil.

Público-alvo é o grupo de consumidores que se identificam entre si quanto ao poder de compra, classe econômica, faixa etária, etc (segmentos). E esses segmentos são subdivididos quanto ao estilo de vida, profissão e interesses de grupo.


Antes de desenvolver uma coleção, é preciso conhecer o mercado específico. Além do público-alvo (consumidor), é preciso também conhecer a concorrência. Para isso, existem as pesquisas externas.

Pesquisa do público-alvo – Busca acompanhar e ajustar-se ao perfil do consumidor.

Além de identificar em qual dos três grandes públicos (masculino, feminino, infantil) o consumidor se insere, procure especificar mais detalhadamente, por classe social, perfil econômico, perfil cultural, faixa etária, estilo de vida, grau de instrução, atividade profissional, etc.


O mercado infantil pode ser dividido em 4 tipos de perfis (definição comercial):

  1. Bebê: 0 a 18 meses
  2. Todler: 01 a 03 anos
  3. Infantil: 04 a 08 anos
  4. Infanto-juvenil: 08 a 12anos
Características:

  1. Bebê: O consumidor é a mãe (ou pai). Passa o conceito de proteção, delicadeza, cuidado e doçura. As cores utilizadas são em geral tons pastéis claros (rosa, azul, amarelo, verde e branco); cores primárias (vermelho, amarelo, azul, verde e pink), com estampas em padrões miúdos, formas simples, coloridas e principalmente localizadas. Os temas preferidos: náutico, zôo, floral, pois, listras.

  1. Todler: O Todler é a transição entre o bebê e o infantil: são saias, vestidos, shorts e blusas (não há mais “macacãozinho”, “camisinha pagão”, etc.). O consumidor continua sendo a mãe e/ou pai. As cores acompanham o segmento bebê, mas com maior definição entre masculino (cores reativas – marinho, amarelo, vermelho, royal, verde) e feminino (tons pastéis – delicados), com temática se aproximando do infanto-juvenil (surf, skate) e personagens de desenho animado.

  1. Infantil: O consumidor ainda é o pai e a mãe, mas com forte influência da criança. Utilizam-se todas as cores (pastéis, primárias e contrastantes), com temática de desenhos animados (românticos –, florais, ursinhos, patins para  as meninas; e temas mais agressivos para os meninos –), também skate, surf, além dos personagens.

  1. Infanto-Juvenil: A própria criança decide a compra, influenciada pelo relacionamento de grupo – identificação com determinada turma. O jeanswear tem grande força, funciona como uniforme e as cores e termas sofrem influência da “moda”.



Pesquisa de mercado/concorrência – Busca saber o que os concorrentes estão oferecendo e quais as estratégias utilizadas para atrair o consumidor. Ex: preço, atendimento, qualidade, serviços, etc.

Concorrente é toda empresa que visa o mesmo mercado, para satisfazer os mesmos desejos.

1 - Quais os produtos oferecidos? Acessórios, calçados, roupas de malha, roupas de tecido plano, tricô e etc.? Em que percentual?

2 - Como é composta a coleção? Qual o percentual de tops, bottons e mistos? Qual o percentual de fashion, básico e festa?

3 – Quais os atrativos complementares oferecidos? Como é o atendimento? O comportamento da equipe de vendas?

Informações Importantes para o Desenvolvimento de Coleção Infantil.


Tema da coleção: Era uma vez...

- Pode ser tirado de livro, filme, conto, poema, etc.
Nesta coleção o aluno pode optar em fazer um cruzamento com musica, artes entre outros.

Observações: 
 - A pesquisa tem que ter bibliografia!
- Evitar Alice no Pais das Maravilhas e  outros temas que já foram muito usados

TURMAS DA NOITE: O trabalho será individual!


Concorrentes para a pesquisa :
Alphabeto
Joana Joao
Mercado Infantil
Dress to infantil
MAria Bonitinha
Green
Lápis de cor
LIlica
Owoko
Tip Top
Chicletaria
Dona Coisinha
Tyrol